Eventos | Notícias

28 maio 2023

O projeto HomeSenseALS foi apresentado como poster no Simpósio do Grupo de Trabalho sobre Sistemas Interativos nos Cuidados de Saúde (Symposium of the Workgroup on Interactive Systems in Healthcare – WISH) que teve lugar em Hamburgo, Alemanha, no dia 28 de maio.

O nosso artigo demonstrou os resultados das entrevistas com doentes, prestadores de cuidados informais e médicos, e sobre o desafio de desenvolver uma aplicação de autocuidados que não acompanha o agravamento ou a progressão da doença.

Pode ler o nosso artigo aqui.

Veja o poster aqui.

21 junho 2022

Dia Mundial da esclerose lateral amiotrófica (ELA)

O nosso projeto HomeSenseALS que procura com o telemóvel monitorizar em casa doentes com ELA, foi alvo de uma reportagem televisiva no canal SIC. Consegue assistir à notícia aqui.

21 junho 2022

Dia Mundial da esclerose lateral amiotrófica (ELA)

O Professor Bruno Miranda apresentou o projeto HomeSenseALS num evento organizado pela APELA. Esta iniciativa reuniu toda a comunidade e teve como principal objetivo a apresentação de projetos tecnológicos inovadores, que procuram melhorar a vida dos pacientes.

21 março 2022

O projeto foi apresentado no encontro New Frontiers in Digital Health 2022, em Nice, organizado pelo European College of Neuropsychopharmacology (ECNP). Este foi um evento muito importante, com um intercâmbio de informação de alto nível, muito focado na interseção entre a investigação científica e o desenvolvimento de novos tratamentos.

Teve como tópicos principais:

• Descentralização de ensaios clínicos no sistema nervoso central;
  • Resultados digitais;
  • Terapias digitais;

O projeto HomeSenseALS fez parte da secção “Exemplos práticos do uso de aplicações digitais”.

28 fevereiro 2022

Dia Mundial das Doenças Raras – O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) marcou este dia com o evento “Sensibilizar, conhecer e promover a mudança para 6% da população”. O evento pretendeu sensibilizar o público para a questão das doenças raras, e dar visibilidade ao trabalho que diferentes entidades e instituições têm vindo a desenvolver nesta área. O projeto foi apresentado na palestra “Home-based monitoring of ALS: methodology and potential advantages”.

14 janeiro 2022

Workshop de doenças Neurodegenerativas: Este workshop foi organizado pela redeSAÚDE da Universidade de Lisboa e teve como objetivo discutir os problemas e desafios que este tipo de doenças causa na saúde pública. O projeto foi demonstrado na apresentação “Uso de sensores no seguimento de Doenças Neurodegenerativas”.